Screw Cap e vinhos de boa qualidade? SIM! | Bebida InBox

Screw Cap e vinhos de boa qualidade? SIM!

Publicado: 16/01/2019


Muita gente pensa que vinhos com tampa de rosca são de baixa qualidade. Mas essa informação está muito equivocada.

A tampa de rosca, conhecida como screw cap, é uma excelente alternativa para vedar garrafas de vinho, sendo inclusive, considerada a melhor tipo de “rolha” para vinhos brancos e tintos. Nos brancos, por exemplo, a tampa permite a degustação do vinho tal como o produtor o concebeu.



Uma das principais vantagens das screw cap é que ela não deixa o vinho bouchonné. Tal expressão significa que a bebida está contaminada por um fungo transmitido pela rolha de cortiça ou pelo próprio ambiente da vinícola. 

Esta contaminação deixa o fermentado com um cheiro terrível de mofo, tornando-o intragável. O gosto do vinho pode variar do mofado ao avinagrado. A origem do sabor desagradável vem de fungos que contaminam a cortiça.

Estima-se que 5% das garrafas de vinhos de todo o mundo estejam bouchonné.



Mas, esta não é a única vantagem da screw cap. Ela nos permite armazenar as garrafas em pé, na vertical, pois não há necessidade do líquido ficar em contato com a tampa como na rolha de cortiça. Além disto, é reciclável, de fácil manuseio e torna dispensável o saca-rolha.

Em geral, a produção da tampa de rosca tem baixo custo, o que reflete no valor que você paga pela bebida. Lembrando mais uma vez, que a screw cap não tem influência sobre a qualidade do vinho engarrafado.

Portanto, é possível usar este tipo de “rolha” para vedar vinhos de qualidade superior. A sua única contra-indicação é para fermentados que sejam de longa guarda.





Voltar

Newsletter Cadastre-se para receber promoções