Parabéns, Syrah! | Bebida InBox

Parabéns, Syrah!

Publicado: 13/02/2020


Dia 16 de Fevereiro é o Dia Internacional da Uva Syrah e você não ficará de fora!

Syrah ou Shiraz?

16 de Fevereiro se celebra o Dia Internacional do Syrah uma das uvas viníferas mais antigas e mais cultivadas do mundo. Mas vocês já deve ter lido o nome desta pequena uva de casca bem grossa e escura com outra grafia, Shiraz. 

A uva é originária da região vinífera mais antiga do mundo, no sudeste da França, chamada de Côtes du Rhone,  e é nomeada segundo uma antiga cidade do império Persa (atualmente uma região do Irã). Por ser uma uva que requer um clima quente a moderado para amadurecer, ela se adapta muito bem à muitos tipos de clima e terreno, tendo se portado muito bem quando cultivada na Austrália, onde recebeu o nome traduzido, Shiraz (lá também comumente chamada de Hermitage). 

Resultado de imagem para uva syrah

Apesar de ser a mesma uva, o terroir influencia bastante no produto final e gera vinhos bem distintos de acordo com onde for plantada. O Syrah, na França, gera vinhos bem encorpados, com cor profunda, taninos de níveis médios ou altos e média acidez. Aromas de fruta preta, chocolate e especiarias doces. Na Austrália, onde um quarto de toda a produção vinícola é desta casta, o Shiraz origina vinhos de taninos bem marcantes, mas ainda macios, com aromas de amora, chocolate e menta. 

O Syrah ou Shiraz também se portou muito bem em outros países, como Portugal, Brasil, Chile e Argentina. Alguns países, como os EUA, são capazes de oferecer vinhos com atributos diferentes. Quando se aproximam mais dos atributos franceses, os chamam de Syrah, e quando dos australianos, de Shiraz.

Aqui no Brasil temos ótimas safras também, geralmente são importadas da Austrália e plantadas no Rio Grande do Sul e Vale do São Francisco.


Que tal umas dicas com 20%OFF pra você aproveitar muito?

O carácter particular deste vinho é derivado de sua região de origem, o Languedoc, cujo clima é predominantemente mediterrâneo, com verões muito quentes e secos e invernos suaves, outonos e primaveras. A variedade da uva Syrah é particularmente adequado para este clima e terroir da região.

Feita a partir de uma mistura de vinhos produzidos por uma fermentação tradicional e uma termo-vinicação. Um vinho que busca equilibrar fruta e estrutura, o que traz melhor expressão da casta.

Rico e aromático Syrah, elaborado a partir de vinhas orgânicas localizadas no vinhedo Padre Hurtado, Valle del Maipo, este tinto revela-se grandioso à mesa. Fresco, destaca-se por boa acidez. É um ótimo exemplo de que o Chile também faz vinhos que melhoram acompanhados de uma deliciosa massa com molho vermelho, ou mesmo uma carne assada.



Um estiloso Syrah do Vale do Maipo, elaborado com uvas selecionadas.
No nariz são evidentes as notas de amoras e cerejas pretas e um delicado toque floral, de violetas. Pimenta branca e aromas sutis de azeitonas também são perceptíveis. Na boca é um vinho redondo, concentrado e com uma textura rugosa de taninos finos. Trata-se de um tinto saboroso, equilibrado e com longa persistência. Sua vinificação consiste em maceração pré-fermentativa a 12ºC, seguida de fermentação alcoólica em cubas com temperatura controlada a 26ºC e maceração pós-fermentativa de 10 dias. No final, o vinho estagia em barricas de carvalho francês e americano (20% novas e 80% usadas) por 12 meses, nas quais realiza a fermentação malolática. “É um exemplar muito bom” e “um vinho quente e suculento”, para o Guia Descorchados. Deve ser servido a 17ºC. 


Elaborado a partir de vinhas de aproximadamente 15 anos fincadas nos solos graníticos do Valle de Colchagua, La Joya Syrah é um grande achado chileno. Safra após safra este vinho vem se destacando dentre os Syrahs da área central chilena, até alcançar em 2014, com a safra 2012 o TOP100 da publicação norte americana Wine Spectator.



Este tinto intenso e maduro é caracterizado por seu corpo equilibrado e por seus taninos sedosos e redondos. As uvas Syrah de Las Vertientes têm ótima acidez que aporta grande frescor e vivacidade. Complexo e elegante, este vinho de Aconcagua estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês, com maior proporção de barricas usadas, a fim de manter o caráter da fruta neste excelente Syrah.




Voltar

Newsletter Cadastre-se para receber promoções