4 truques para abrir um vinho sem o saca-rolhas | Bebida InBox

4 truques para abrir um vinho sem o saca-rolhas

Publicado: 12/03/2019


Vai deixar de tomar um bom vinho por não ter um saca-rolha por perto? Nem pensar!

Sapato


Por mais que seja a técnica mais conhecida e divulgada em vídeos por toda a internet, esta é a maneira mais complicada de abrir um vinho. Isso porque não funciona com todas as rolhas (em muitas, é preciso afundar um pouco a rolha para facilitar a pressão).

1.Encaixe a base da garrafa dentro do sapato.

2.Segure a base da garrafa e o sapato com a mesma mão e comece a bater na parede com uma pressão ritmada e contínua. Com o tempo, a rolha começará a sair.


Parafuso, chave de fenda e martelo


Na falta de saca-rolhas, você pode apelar para a caixa de ferramentas. Separe um parafuso longo, uma chave de fenda e um martelo.

1. Remova o lacre da garrafa. Geralmente basta girar e puxar para fora com as mãos — se não der, rasgue-o.

2. Com a chave de fenda, rosqueie o parafuso para dentro da rosca, deixando cerca de um centímetro dele para fora.

3. Enrole um pano no gargalo da garrafa e a segure com firmeza.

4. Com a outra mão, encaixe o pé-de-cabra do martelo no parafuso e puxe para retirar a rolha.


Com uma chave


De preferência, use uma chave que você não vai se importar de entortar, já que é grande a chance de isso acontecer.

1. Remova o lacre da garrafa.

2. Enfie a chave na rolha em um ângulo de 45 graus

3. Segure com uma das mãos a garrafa e com a outra a chave. Gire-as em sentidos opostos ao mesmo tempo em que puxa a chave para cima até que a rolha se desencaixe do gargalo da garrafa.


Empurrar a rolha


Polêmico, não? A velha história de empurrar a rolha para dentro da garrafa... Pode ou não pode? Pode sim! Não se preocupe, não estraga o vinho, não causa nenhum prejuízo. O único problema são os pedacinhos de rolha que ficam no vinho, mas nada que um decanter ou peneira não resolvam (bem melhor do que ficar sem vinho, né?).


1. Utilize um objeto pontiagudo para fazer um furo na rolha (facas são ótimas para isso). A ideia é que o furo deixe entrar ar na rolha, ajudando na pressão (ou seja, quanto mais profundo o furo, melhor e mais fácil de empurrar).

2. Depois, é só encontrar um objeto cilíndrico, com a base achatada - caneta, marcador, cabo de talheres, enfim, qualquer coisa que passe pelo gargalo. E é só empurrar para baixo! Ah, as chances de espirrar um pouco de vinho são altas, então vá com cuidado.





Voltar

Newsletter Cadastre-se para receber promoções